top of page
  • Foto do escritorAdm

10 coisas para Fazer Durante a Quarentena para Deixar suas Finanças Organizadas

Atualizado: 6 de mai. de 2020


Uma coisa todo mundo já tem clara: o COVID-19 (coronavírus) chegou e precisamos nos manter protegidos para não nos contaminar. Você pode até estar protegido, de quarentena, fazendo aquele home-office... Mas as suas finanças estão protegidas e organizadas para que você possa enfrentar esse momento com tranquilidade? Aqui vão algumas dicas do que você pode fazer.

1. Defina Objetivos Financeiros Sabe aquela viagem de ano novo pro Caribe que você combinou de fazer com seus amigos ou aquela viagem pra Natal que você prometeu pra sua esposa que a levaria junto com os filhos? Então, é desse tipo de objetivos que estamos falando! Podem ser objetivos de curto, médio ou longo prazo e coisas e atividades que queira conquistar ou realizar nestes períodos. O importante é sempre lembrar deles e utilizá-los como guias quando você estiver pensando em gastar com algo que não precisa ou é essencial no momento.

2. Elabore seu Orçamento Não é todo mundo que curte ficar colocando em uma planilha tudo o que gasta ao longo dos dias e dos meses, mas é por isso que a tecnologia está aqui pra nos ajudar! Existem no mercado vários aplicativos disponíveis que te auxiliam com os gastos do dia-a-dia (tipo aquele cafézinho que você tomou depois do almoço com seus colegas de trabalho). Mesmo assim, é muito importante manter uma planilha de previsão de gastos mensais para poder realizar a conferência se você gastou dentro do orçamento daquele mês ou teve excessos. Aproveite para realizar uma retrospectiva dos gastos dos últimos 3 meses e avaliar onde pode economizar e não se esqueça de não gastar acima da renda familiar! Ideal mesmo é gastar menos do que a renda da família e usar esse "dinheirinho extra" para uma poupança e/ou investimento.

3. Controle suas Dívidas Começo do ano já vem com 1001 gastos e a vida não pode parar por isso: é o material escolar dos filhos, o IPTU, o IPVA, o DPVAT... UFA! São tantas coisas que nem caberiam em um artigo só. Por isso, é normal se endividar nessa época (e no final do ano por causa de TODOS os presentes de Natal pra família e as viagens de Ano Novo). Com essa crise (e até mesmo fora dela) dê sempre prioridade àquelas dívidas com juros mais altos para não se enrolar depois, já que são essas dívidas que vão utilizar a maior parte dos seus recursos ao longo dos meses e vão aumentando muito com o passar do tempo... Se possível, adiante algumas parcelas para pagar um valor mais baixo nas parcelas adiantadas (sempre lembrando do orçamento que você montou para não comprometer outras "caixinhas" importantes!).

4. Faça uma Reserva para Emergências Imprevistos acontecem e ainda mais agora com essa crise. Sempre bom ter um dinheirinho guardado para compra de essenciais como medicamentos, álcool gel, máscaras, luvas e suprimentos. Além disso, aquele dinheirinho extra que sobrou no final do mês pode ser "investido" nessa reserva de emergência para que você não fique desprotegido mesmo depois da crise. Até porque, imprevistos acontecem dentro e fora de momentos de crise.

5. Tenha Disciplina Você realmente vai precisar de 50 litros de álcool gel, 200 caixas de máscara descartáveis e 200 caixas de luvas cirúrgicas? A não ser que você tenha uma farmácia como fonte de renda, achamos que isso seja meio improvável... Lembre-se que, além de você e sua família, existem outras pessoas que necessitam (não apenas) desses produtos e, às vezes, muito mais do que você. Sempre importante manter o senso de comunidade nesses momentos e fazer as contas do quanto a sua família e você realmente precisam neste momento. Aliás, já pensou o quanto você estará economizando fazendo essa conta ao invés de gastar mais do que pode hoje e, de repente, criar uma dívida no futuro?

6. Tome Cuidado com os Gastos Invisíveis Sabe aquela barrinha de chocolate, potinho de sorvete, esmalte, cafézinho tomado na lanchonete do mercado...? Então, são desses gastos que estamos falando. Eles são chamados de "invisíveis" porque eles vão consumindo seus recurso de pouquinho em pouquinho e quando você vê - PUF! - você gastou R$ 300,00 em comida delivery que fará falta pra você no futuro quando você tinha total condições de cozinhar. Para evitar esses gastos, pense se aquele item ou serviço é essencial para o momento ou se ele pode ser postergado para outra ocasião.

7. Não Considere Cartão de Crédito e Parcelamentos seus Aliados Cartões de Crédito nada mais são do que dinheiro futuro hoje. Agora, imagina se você gasta mais do seu dinheiro futuro do que você poderia? Além de fazer falta no futuro (geralmente bem próximo), também podem criar dívidas futuras com juros altíssimos caso a fatura fique em atraso. Mas, não podemos esquecer de outro "falso aliado" nosso: o parcelamento. Parcelamento de compras são ótimos, desde que sejam planejados. Aquela geladeira, fogão, cama que você comprou, realmente possuem parcelamento como melhor opção porque você pode diluir o valor total em valores que cabem no seu bolso ao longo dos meses. Mas você realmente precisa parcelar uma compra de R$ 100,00 no supermercado? E não podemos deixar de citar o parcelamento da fatura do cartão de crédito que gerará alguns problemas futuros, como os citados anteriormente.

8. Busque Conhecimento em Educação Financeira Seja conosco, em livros e matérias ou em cursos, nosso maior aliado é sempre o conhecimento. Existem vários livros e materiais disponíveis (tanto online quanto offline) que são excelentes multiplicadores de conhecimento sobre o assunto. Caso esteja pensando em investir, estes conhecimentos também poderão te auxiliar na hora de buscar uma corretora e os produtos que mais se encaixam no seu perfil (e existem ótimos cursos para te dar algumas noções gerais sobre o assunto).

9. Siga as Orientações de Prevenção do Ministério da Saúde FIQUE EM CASA! Apesar de não apresentar qualquer sintoma, você pode ser incubador do vírus e acabar contaminando outras pessoas. Apenas saia se for essencial, como ir ao mercado, farmácia e hospital (caso apresente algum sintoma e tiver a necessidade de realizar o teste). Aliás, fica nosso questionamento: o quanto você estará economizando nessa quarentena sem gastar com transporte, happy hour do escritório, saídas com a família e amigos...? Lembrem-se de lavar bem as mãos e evitar aglomerações. Ah! E #hidratese !

10. Adiante seu Imposto de Renda Conosco! Além de contar com nosso suporte para a realização do seu Imposto de Renda, você ainda pode utilizar o dinheiro recebido para outros fins!

 


44 visualizações0 comentário
bottom of page